top of page
Buscar

Setembro Amarelo: romper o silêncio é a finalidade da campanha da OAB Maringá


O suicídio sempre foi um tabu. Um tema a ser evitado. O silêncio, no entanto, está entre os fatores responsáveis pelo saldo de até 800 mil mortes por ano no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.


Romper o silêncio, portanto, é uma forma de ajudar tantas pessoas que buscam acabar com suas próprias vidas. “Sabemos que uma pessoa, que está passando por uma situação muito difícil, antes de um ato extremo como este, envia antes diversos sinais, na maioria das vezes ignorado”, aponta a presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira.


A entidade adere à Campanha Setembro Amarelo e irá tratar do tema ao longo deste mês de setembro junto aos advogados e à sociedade. A ideia é utilizar principalmente as redes sociais para chegar a um número maior de pessoas. Entre as ações está a divulgação de podcasts com psicólogos e psiquiatras, abordando o assunto.


EU OUÇO VOCÊ

“Eu ouço você!” é o tema da campanha da OAB Maringá. “Queremos falar a respeito dos números, dessa verdadeira tragédia e chamar a atenção – e isso é o mais importante – para a empatia, para a solidariedade”, aponta.


Ana Cláudia comenta que as pessoas estão mais solitárias, embora muito mais conectadas virtualmente. “Precisamos aprender a ouvir o outro, com carinho, com empatia. Quem está vivendo uma situação difícil tem a necessidade de falar a respeito e receber uma palavra de apoio.”


“Há uma tragédia diante de nós e muitas vezes não nos damos conta. O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Precisamos fazer algo a respeito. Acredito que tratar desse assunto, que sempre foi considerado tabu, é a melhor forma de darmos nossa contribuição.”






29 visualizações0 comentário
bottom of page