OAB Maringá realiza 1° compromisso presencial de novos advogados de 2022

Com o auditório da OAB Maringá lotado, foi realizado nesta quinta-feira à tarde, 28/04, o primeiro compromisso presencial de novos advogados da atual gestão da entidade. Quase 60 novos profissionais foram habilitados ao exercício da advocacia.

A solenidade foi presidida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que saudou os novos advogados e advogadas: “A partir desse momento vocês estão habilitados ao pleno exercício profissional, e com este vem uma responsabilidade enorme. Mas saibam que podem contar com a OAB, que proporciona muitos benefícios à advocacia e atua para que todos tenham livre atuação.”

Para falar em nome da diretoria da Seccional, Marilena Winter convidou o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, que ressaltou a emoção do juramento, para ele um dos momentos mais marcantes e importantes na vida de um advogado.

“Este é um momento memorável, pois vocês estão habilitados a uma das mais belas dentre as profissões, esta que faz parte de um dos poderes da República. Se for necessário amanhã fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal, vocês podem fazê-lo, ou mesmo buscar garantir o medicamento a uma pessoa que precisa do remédio para mantê-la viva. Vocês terão muitas vezes a responsabilidade sobre a vida, o patrimônio, e a liberdade das pessoas”, frisa.

Por isso, continua o vice-presidente da OAB Paraná, “valorizem essa profissão, se preparem, pois o advogado é administrador, contador, matemático, psicólogo todo dia, assistente social quase sempre, e hoje o que mais se exige é o papel de vidente, não só do resultado, mas do tempo que leva o andamento de uma ação. No entanto, não tenham pressa, a advocacia se faz de degrau por degrau, formando assim uma grande muralha”.

Por fim, Deneka deixou aos presentes três conselhos: agir com ética, sempre, primeiro consigo mesmo e depois com os demais; lutar, não somente pela defesa da causa do cliente, mas da sociedade; e, por último, nunca aceitar a quebra de uma prerrogativa, seja sua ou de um colega advogado.

“Lembrem-se diariamente da luta para chegar até aqui. Conquistem dia a dia motivos para fazer valer esse sacrifício. E viva a advocacia, viva a OAB”, conclui.

ESTUDEM, LEIAM E LEIAM...
O presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa, também deu seu recado. “Quero dar a vocês um conselho: sejam estudiosos e bons leitores. Não há advogado que não seja um grande leitor. Leiam qualquer livro, romance, poesia, livros técnicos, e se informem por fontes confiáveis. Desenvolvam pensamento crítico para o exercício da profissão. O caminho é estudo, leitura, ética.”

Fez uso da palavra ainda a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Kelly Cristina de Souza, que apontou os benefícios que a entidade disponibiliza aos advogados e advogadas.

PORTAS ABERTAS

Em seguida, o diretor da advocacia iniciante, Fernando Hortêncio, convidou os novos colegas a fazerem parte da OAB. “A Subseção está de portas abertas, participem das comissões, hoje temos 47 em funcionamento, especialmente a da advocacia em início de carreira.”

Quatro advogados recém-compromissados também fizeram uso da tribuna. O primeiro a falar, Lucas Mota Elias, destacou: “Os mais antigos descobriram como atravessar o rio, temos agora que atravessar o nosso rio. Ousemos nessa travessia, ousemos prevalecer na profissão, conquistar nosso lugar ao sol.”

SOLENIDADE PRESTIGIADA

Presidida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, a solenidade foi prestigiada também pelos conselheiros estaduais Marcelo Tavares, Camila Muniz e Raquel Rossato, pelos diretores da Subseção (além do presidente, a vice Simone Meister, a secretária-geral Liana Carla, a secretária-geral adjunta Marice Taques, o diretor-tesoureiro Pedro Henrique e o diretor da jovem advocacia Fernando Hortêncio), além do presidente da Comissão do Exame da Ordem, Roberson Neri Costa, de advogados e familiares dos novos profissionais.

CONFIRA TODAS AS IMAGENS NO FACEBOOK OAB MARINGÁ A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA