top of page
Buscar

Luiz Fernando Pereira e Marcos Dessaune são os palestrantes de encerramento do XIV Conjuri



O coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e diretor-tesoureiro da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, e o professor Marcos Dessaune, autor do livro “Teoria ampliada do Desvio Produtivo do consumidor, do cidadão-usuário e do empregado” serão os palestrantes de encerramento do XIV Conjuri, na noite desta quinta-feira, 11/08, no Centro de Eventos Lebloc.


Os dois convidados falarão para mais de 1.600 estudantes de direito, professores e advogados inscritos para os três dias do maior congresso jurídico para acadêmicos do Brasil, realizado pela OAB Maringá.


O PAPEL DA OAB

A primeira palestrante do evento, no dia 9, foi a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que falou do papel da OAB, não somente para a advocacia, mas para a democracia, e dos desafios da profissão jurídica e de outros conceitos tão caros à advocacia.


No segundo dia do evento (10/08), foi a vez do professor Caio Bartine, coordenador tributário do Damásio Educacional discorrer sobre um tema novo para os estudantes e para a maioria dos advogados, a tributação de novos mercados, a exemplo das criptomoedas, metaverso etc.


O palestrante seguinte foi o filósofo Luiz Felipe Pondé, que trouxe importante reflexão sobre os tempos atuais e o papel da advocacia. “O mundo precisa de advogados, de juízes. Porque o poder judiciário é sem dúvida um pilar da democracia. Uma das coisas mais difíceis do discurso imbecil que circula nas redes sociais é não entender que você não precisa gostar (do Judiciário), mas você precisa respeitar, porque a democracia é um regime institucional, não é um regime de vontade, de paixão popular”, destacou.


Além das palestras que aconteceram no Lebloc, no período noturno, durante dois também ocorreram eventos no auditório da OAB Maringá, pela manhã.