Emoção marca abertura do XIV Conjuri, com a presença de mais de 1.600 estudantes

Teve início na noite desta terça-feira, 09/08, a 14ª edição do Conjuri, o maior congresso jurídico para estudantes do Brasil, realizado pela OAB Maringá. Com mais de 1.600 estudantes, professores e advogados inscritos, o evento vai até nesta quinta-feira, 11, no Centro de Eventos Lebloc e também na sede da subseção.

A abertura, nesta terça-feira, que teve a apresentação do Coral da CAA/OAB Maringá, foi marcada pela emoção de ser o primeiro grande evento após dois anos de pandemia, e pelas homenagens a três advogados e professores que faleceram, Erick Mardegan, Leonardo Serra de Almeida Pacheco e Carlos Alexandre.

“Após dois anos de pandemia, o Conjuri supera nossas expectativas com a presença de tantos acadêmicos aqui presentes. Vocês estão de parabéns”, ressaltou o presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa, coordenador-geral dessa 14ª edição.

Eder agradeceu a todos os organizadores, em especial o coordenador executivo Roberson Neri Costa e a diretora da Subseção Marice Taques, os coordenadores das faculdades participantes, funcionários da Subseção e demais envolvidos.

Em sua fala, destacou ainda a grandeza do direito, a única profissão que prepara profissionais para um dos poderes da República. “Advogado, delegado, juiz, promotor, todos precisam dessa formação, dessa preparação. Parece pouco para quem não tem vocação, mas quem carrega no coração a busca da justiça e da igualdade não há nada que o barre. É uma missão que começa na faculdade e se estende para o restante da vida. Cada minuto é importante nessa carreira.”

“Esperamos que o Conjuri ajude vocês a tomarem as melhores decisões. Vocês sairão daqui melhores do que entraram. Quem está no primeiro ao oitavo semestre, espero encontrá-lo ano que vem nesse congresso. E quem está no último, espero encontrá-lo na OAB na entrega da carteira de advogado."

O IMPORTANTE PAPEL DA OAB

A palestrante da noite de abertura do Conjuri foi a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que destacou: “Esse evento é maravilhoso, magnífico. Já é uma tradição jurídica no Paraná. Vocês estão de parabéns”.

Marilena aproveitou a oportunidade para falar de um tema que não é tratado na faculdade: a OAB e sua função primordial na regulamentação da profissão e como um dos pilares do Estado Democrático de Direito.

A palestrante mencionou inclusive que é uma feliz coincidência o Conjuri acontecer exatamente nessa Semana do Advogado em Maringá, na data mais importante para a advocacia (11 de agosto, dia da criação dos primeiros cursos jurídicos no país, em 1827) e atualmente quando a OAB se volta à defesa da própria democracia.

Marilena lembrou que no dia do advogado instituições como a Universidade Federal do Paraná e a USP serão palcos de atos pela democracia e que esta bandeira fará parte também das comemorações do dia do advogado na OAB.

A presidente da Seccional relembrou a história da advocacia, da OAB Nacional, que completou 92 anos de implantação, e do conselho seccional do Paraná.

“Muito importante o papel que a OAB exerceu ao longo da história e no atual momento que vivemos. Nunca deixou de se manifestar pelas liberdades, justiça e cidadania.”

E prosseguiu em sua fala: “No Paraná nos orgulhamos da grande conferência nacional da advocacia, realizada em 1978 em Curitiba, um importante ato contra o AI-5 e pelo fim do regime militar”.

Inclusive Marilena leu trecho da carta à nação, retirada naquela conferência. “Importante relembrarmos, pois hoje estamos vivendo um processo muito intenso no que diz respeito à defesa do estado democrático de direito. E o advogado é a voz daqueles que não têm voz.”

Para encerrar, a presidente da seccional paranaense da OAB falou sobre os desafios da profissão no cenário atual, dominado pela tecnologia. “Novas tecnologias desafiam nossa profissão. Quando falamos em futuro da advocacia, inevitável não citarmos os avanços, as inovações, mas devemos ter em mente os valores da advocacia, sendo a ética e a justiça”, finalizou.

AUTORIDADES PRESENTES

Estiveram presentes na abertura do Conjuri, nesta terça, na composição da mesa de honra do evento o presidente da Subseção, Eder Fabrilo Rosa, coordenador-geral do Conjuri, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, a vice-presidente da Subseção Simone Meister, a secretária-geral Liana Carla Gonçalves, a secretária-geral adjunta Marice Taques, o diretor-tesoureiro Pedro Henrique Souza, o diretor de Prerrogativas Diego Marchiotti, o diretor da Jovem Advocacia Fernando Hortêncio, os conselheiros estaduais Marcelo Tavares, Raquel Rossatto, Fúlvio Stadler, os conselheiros locais Vinícius Mingatti, Rafael Yamao, Raphael Martins, Maria Augusta Takeuti, Claudia Regina Voroniuki, a vice-presidente da Caixa de Assistência Kelly Cristina de Souza, a delegada da CAA, Juliana Linschoten, coordenadores científicos do evento Amaury Meller, diretor da Faculdade Maringá, Priscila Kutner Armelin, coordenadora do curso de direito da Unifcv, Alaércio Cardoso, coordenador de direito da UEM, Willian Sansel, coordenador na FMG, dentre outros.