top of page
Buscar

Solenidade de homenagens comemora os 65 anos da OAB Maringá


Imagem fará parte da exposição na OAB Maringá no dia 31/10


A OAB Maringá irá comemorar, no próximo dia 31 de outubro, 65 anos de fundação. A solenidade será no auditório da Subseção, com homenagens aos seus ex-presidentes e aos advogados e advogadas com 65 anos ou mais. Haverá também exposição de fotos da história da entidade.


O presidente Eder Fabrilo Rosa fala da importância da data: "É com muita honra e alegria que coube a esta gestão comemorar as seis décadas e meia da nossa instituição, uma instituição que possui, não somente um papel de organização profissional, de zelo pela ética e disciplina e pela defesa intransigente de cada profissional, mas exerce ainda um papel essencial na democracia, sendo um dos pilares do Estado Democrático de Direito".

HOMENAGENS

Nas palavras do presidente, a solenidade torna-se ainda mais grandiosa pela presença de grandes nomes, que serão inscritos, neste data, na história dos 65 anos da OAB, ao receberão a medalha comemorativa. São homens e mulheres que ajudaram a consolidar, a forjar, ano após ano, uma das principais e das mais atuantes dentre as entidades.


Dos primeiros presidentes, como Edmundo Pereira Canto, José Carlos Cal Garcia, Ivan Neves Pedrosa, José Plínio da Silva, Paulo Roberto Pereira de Souza, João Amaro de Faria Filho, Irivaldo Joaquim de Souza, passando por José Raccanello, Raimundo de Carvalho, Odair Moreschi, Wadson Peres Gualda, Ademaro Barreiros e Lélis Vieira, a Dirceu Galdino, Airton Keiji, César Moreno, Everaldo Resmer Vieira, Airton Molina, Marcelo Costa, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, ao atual Eder Fabrilo Rosa, todos tiveram as suas dificuldades, suas conquistas e os desafios de seu tempo. No entanto, cada diretoria dedicou energia e esforços na construção da OAB que hoje agrega mais de 7 mil advogados, realiza eventos para mais de 2 mil pessoas, participa de mais de 40 conselhos municipais, atua em favor da classe e da sociedade por meio de suas mais de 40 comissões temáticas e envolve mais de 700 advogados e advogadas nesses grupos.


Assim é a OAB Maringá, criada em 13 de outubro de 1958, por deliberação do Conselho Seccional, em Curitiba. E cuja primeira diretoria iniciou os trabalhos em 1959, em uma cidade que tinha tudo por construir. Assim, em cada poder, em cada entidade, em cada legislação, tudo tinha (e tem) a marca e a presença, tanto da OAB quanto da advocacia.

EXPOSIÇÃO HISTÓRICA

Além das homenagens aos ex-dirigentes e também aos advogados e advogadas que possuem 65 anos ou mais, a maioria composta por pioneiros que exerceram a profissão naqueles primeiros anos, haverá a exposição de fotos históricas.

"Resumir a história da OAB em imagens não é tarefa fácil, ainda mais pela escassez de registros das primeiras décadas, mas dá uma dimensão do que representa esta entidade e de sua importância. Ao final, concluímos que tudo foi resultado do trabalho coletivo, de milhares de advogados e advogadas que dignificam a profissão que é essencial para a promoção da justiça e da cidadania", acrescenta o presidente Eder Fabrilo Rosa.

46 visualizações0 comentário
bottom of page