Quase 2 mil pessoas lotaram o centro de eventos Lebloc, na noite desta terça-feira, 29/08, na abertura do XV Conjuri, o maior congresso jurídico do Brasil para acadêmicos de direito e advogados, realizado pela OAB Maringá. O primeiro dia do evento, que vai até nesta quinta-feira, contou com a palestra do professor, escritor e historiador Leandro Karnal.
Em sua fala, o presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa, destacou a importância do congresso jurídico, que se transformou em um dos maiores eventos jurídicos do país, contribuindo com a formação jurídica e humanística dos futuros advogados.
“O Conjuri é mais que um evento jurídico para acadêmicos e advogados. Tornou-se referência nacional, ao promover discussões sobre temas que dizem respeito não somente ao direito, mas à sociedade, ao futuro da profissão do acadêmico de direito e sua integração com as mudanças que o mundo atravessa”, apontou.
Já o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, destacou: “Para nós da OAB do Paraná é motivo de muito orgulho. Produzir todo o conhecimento jurídico, que esse evento faz há tanto tempo, gera a advocacia de excelência que tanto defendemos. Esse é considerado o maior evento do interior do Brasil e isso não é para qualquer um. Por isso, parabéns à OAB Maringá, a sua diretoria e a todos os organizadores”.
PROTAGONISMO
Com bom humor, Karnal transmitiu, em sua palestra, conceitos e ensinamentos fundamentais para o momento atual. Ao responder à questão “Como lidar com a chegada da Inteligência Artificial?”, ele enfatizou: “Essas inteligências estão aí. Gostemos ou não, é fato. Não adianta lutar contra isso”.
E apontou alguns caminhos, especialmente para advogados e futuros profissionais. É preciso adaptar-se às mudanças, manter-se atualizado sobre implicações legais, ética e práticas e oferecer serviços personalizados e de alta qualidade.
Karnal destacou ainda que é preciso ter protagonismo, buscando qualidades como consciência, inquietude, proatividade e ação. E, acima de tudo, adotar um conceito muito atual: lifelong learning, que é a busca constante por conhecimento.
“Muita gente me pergunta como faço para ler tantos livros. Minha resposta é muito simples: abrindo um livro e lendo. Só isso”, comentou, lembrando novamente que as pessoas devem buscar o protagonismo de suas vidas. Não existe fórmula mágica, mas vontade e determinação.
AUTORIDADES PRESTIGIAM
A abertura do Conjuri foi prestigiada por autoridades locais e estaduais, a exemplo do vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, da conselheira federal Ana Cláudia Pirajá Bandeira, conselheiros estaduais, presidentes das subseções de Londrina e de Toledo, respectivamente Nelson Sahyun Junior e Anemere Dulaba, juízes Cláudio Camargo dos Santos e Anderson Furlan, representando a magistratura estadual e federal, vereadora Ana Lúcia Rodrigues, representando o legislativo, vice-prefeito Edson Scabora, Comando da PM, coordenadores de todas as faculdades participantes, representantes de entidades da sociedade civil, como o presidente da Acim, José Carlos Barbieri, dentre outros.
ATÉ NESTA QUINTA-FEIRA
Vale lembrar que o Conjuri continua até nesta quinta-feira, 31. Confira programação:
DIA 30/08 – PERÍODO DA MANHÃ NA OAB MARINGÁ:
9h: Anderson Furlan, Juiz Federal
10h: Cláudio Camargo dos Santos, Juiz de Direito
DIA 30/08 – PERÍODO DA TARDE NA OAB MARINGÁ:
14h: Apresentação dos artigos científicos
Dia 30/08 – PERÍODO NOTURNO NO LEBLOC:
19h45: Ana Cláudia Finger, Desembargadora do TJ/PR
20h45: Alberto Luis Marques dos Santos, Juiz de Direito
DIA 31/08 – PERÍODO DA MANHÃ NA OAB MARINGÁ:
9h: Karen Nascimento, Delegada de Polícia.
10h: Silvano Beroli, treinador em comunicação graduado pela Carnegie University.
DIA 31/08 – PERÍODO DA TARDE NA OAB MARINGÁ:
14H - Apresentação dos artigos científicos
DIA 31/08– PERÍODO DA NOITE NO LEBLOC:
19h45 - George Marmelstein, Juiz Federal.
20h45 - Ércio Quaresma, advogado criminalista.
Comentários