top of page
Buscar

Mais de 500 pessoas prestigiam solenidade de posse da Diretoria e Conselho da OAB Maringá



“Acredito numa OAB não só inclusiva, mas também participativa e combativa”, aponta o presidente empossado Eder Fabrilo Rosa



“Estando amplamente amparado por todos os integrantes da nossa diretoria, conselho e comissões, espero enfrentar os desafios que serão colocados, não para mim, mas para a OAB que hoje vem sendo alvo de inúmeras e injustas agressões daqueles, cujo único interesse é solapar as instituições democráticas que mantêm a unidade e a segurança da República Brasileira. E é por esse motivo que acredito numa OAB não só inclusiva, mas também participativa e combativa, que não admitirá ataques a direitos constitucionalmente garantidos, assim como não será conivente com qualquer tipo de preconceito por conta de raça, cor, gênero, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas.”


Este foi o compromisso firmado pelo presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa, empossado nesta sexta-feira, 03/06, em solenidade realizada no Country Club, ao lado dos demais integrantes da diretoria para a gestão 2022/2024: vice-presidente Simone Meister, secretária-geral Liana Carla Gonçalves dos Santos, secretária-geral adjunta Marice Taques, diretor-tesoureiro Pedro Henrique Souza, diretor de Prerrogativas Diego Marchiotti, diretor da Jovem Advocacia Fernando Hortêncio, delegada da Caixa de Assistência (CAA/PR), Juliana Van Linschoten, e conselheiros da Subseção.


Eder falou para um público de mais de 500 pessoas, que lotaram o auditório do clube, dentre autoridades estaduais, regionais e municipais, como a diretoria da OAB Parará (presidente Marilena Winter, vice-presidente Fernando Deneka e o secretário-geral Henrique Gaede), conselheiras federais Ana Cláudia Pirajá Bandeira e Silvana Niemczewski, conselheiros estaduais, presidentes de subseções da região, autoridades do judiciário, da segurança pública, de entidades da sociedade civil organizada, de classe. Estiveram presentes ainda o prefeito Ulisses Maia, Deputados, Secretários Municipais, Vereadores, dentre outros, além de advogados e familiares.


Acesse no facebook.com/oabmaringa todas as imagens do evento.
PRIMEIRA MULHER CONSELHEIRA FEDERAL TITULAR

A primeira presidente da OAB Maringá Ana Cláudia Pirajá Bandeira (gestão 2019/2021), atualmente primeira conselheira federal titular pelo Paraná, também fez discurso emocionado.


“Representar a Subseção foi um grande desafio. Miramos o compromisso com a dignidade e o respeito à advocacia e à sociedade. Passamos por um dos maiores desafios da história, a pandemia, e atuamos para garantir o andamento processual, pela atuação dos advogados, que efetivamente fizeram a justiça acontecer, atuamos junto aos Tribunais, demos assistência aos mais necessitados e choramos a perda de muitos colegas.”


A ex-presidente disse ainda, que, com orgulho e cheia de convicção de que esta será uma grande gestão, passa oficialmente a presidência a Eder Fabrilo Rosa, que na gestão 2019/2021 fez excelente trabalho como diretor-tesoureiro. “Com certeza fará uma gestão plural, inclusiva, atendendo aos anseios de toda a advocacia”, acrescenta Ana Cláudia.


EM BOAS MÃOS

O prefeito Ulisses Maia também acrescentou, em sua fala, que a OAB Maringá está em excelentes mãos, com uma diretoria preparada para responder a todas as demandas, não somente da advocacia, mas da sociedade.


Na oportunidade, ele renovou o compromisso de colaboração e cooperação entre a prefeitura e a OAB. Hoje, segundo o prefeito, existem quase 50 conselhos municipais, espaços democráticos de discussão, sempre pautados pelo interesse público, e tudo isso conta com a presença de advogados em quase todos eles.


“Tenho certeza que este grupo continuará buscando uma OAB cada vez mais inclusiva, solidária e humana, sempre pautada na luta por justiça. Sucesso a esta nova gestão da nossa OAB, entidade que muito me honra em fazer parte”, destaca.

CAIXA DE ASSISTÊNCIA


Representando a diretoria e inclusive o presidente Fabiano Baracat, que estava presente, falou em nome da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná a vice-presidente Kelly Cristina de Souza.


Kelly falou sobre a atuação da Caixa durante a pandemia, em que cumpriu papel fundamental, no auxílio aos advogados, além de destacar todos os projetos e benefícios em favor da advocacia, frisando ainda a certeza de que a OAB Maringá terá uma “gestão profícua, atendendo aos interesses da advocacia, do estado democrático, da constituição, dos direitos humanos e da justiça social”.


PERÍODO DE NOVOS E GRANDES DESAFIOS

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, primeira mulher presente da Seccional paranaense, parabenizou a nova diretoria empossada, e ressaltou: “Estamos prontos para reiniciar mais um período de novas e grandes realizações, envidando esforços no fortalecimento do espírito de união entre toda a advocacia paranaense.”


“Não estamos mais falando da advocacia a partir de um local, de uma cidade. Antes falávamos sempre na interiorização. Hoje não discutimos mais a interiorização, mas a superação das fronteiras dentro de nossos próprios territórios. Hoje os desafios são iguais para todos os advogados e advogadas do país.”


Marilena anunciou ainda grandes ações que já estão acontecendo, como “a nomeação de quase 350 servidores nas comarcas paranaenses, com o objetivo de dar mais celeridade ao atendimento para o advogado e o jurisdicionado”.


Por isso, a presidente reforçou a importância daquela solenidade, cheia de simbolismos, marcando o início de uma nova gestão à frente da OAB, de um grupo de advogados determinados, capazes e prontos a fazerem a diferença.


A solenidade de posse da subseção lotou o auditório do Country Club, em uma demonstração de união, compromisso e força da advocacia para o triênio 2022/2024.


CONFIRA ÍNTEGRA DE PARTE DO DISCURSO DO PRESIDENTE EDER FABRILO ROSA


“É com grande honra e com muita determinação que assumo esse honroso cargo que me foi confiado pela advocacia maringaense.


Eu sei exatamente quais são os desafios que a Ordem dos Advogados do Brasil enfrenta e, talvez possa imaginar aqueles que estão por vir.


Mas também sei que estou plenamente amparado pela Simone, pela Liana, pela Marice, pelo Pedro, pelo Diego e pelo Fernando que, juntos comigo, compõem a diretoria desta subseção e eu falo isso não como perspectiva ou expectativa, mas com a comprovação de quem já tem sido amparado fortemente e com unidade profunda nesses cinco primeiros meses de gestão. Quanta coisa já fizemos nestes cinco meses, não é mesmo?


Com eles espero enfrentar os desafios que serão colocados, não para mim, mas para a OAB que hoje vem sendo alvo de inúmeras e injustas agressões daqueles, cujo único interesse é solapar as instituições democráticas quem mantêm a unidade e a segurança da República Brasileira.


E é por esse motivo que acredito numa OAB não só inclusiva, mas também participativa e combativa, que não admitirá ataques a direitos constitucionalmente garantidos, assim como não será conivente com qualquer tipo de preconceito por conta de raça, cor, gênero, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas. Temos comissões atuantes e que muito nos orgulham pelo seu trabalho na promoção de estudo e combate ao racismo, na igualdade racial, combate à violência de gênero.


Mas, acima de tudo, uma OAB que não admitirá que o advogado e a advogada sejam agredidos em função de sua atuação profissional com a violação de suas prerrogativas e a desvalorização da profissão, o que combateremos com qualificação constante e vigília incessante.

Cada um de vocês, colegas advogados aqui presentes, pode ter certeza de que esta diretoria estará ao seu lado sempre que uma causa justa nos for apresentada, envolvendo a dignidade de sua profissão ou a defesa de um direito que lhes foi confiado.


Também nos momentos de harmonia e convivência, contem conosco, porque temos para a Subseção projetos que beneficiam e estimulam a cultura, o esporte, a convivência entre os colegas e seus companheiros, filhos, amigos, por isso, nos acompanhem de perto e estejam juntos conosco para fortalecer os laços que nos unem na profissão e nos momentos de lazer e alegria.


Esses projetos são fruto do trabalho árduo e incansável dos presidentes, vice-presidentes, secretários e membros de nossas comissões a quem devo meu profundo respeito e minha gratidão pelo trabalho que desenvolvem, são vocês que estreitam os laços com a sociedade num papel relevante que faz com que a Ordem dos Advogados do Brasil seja a instituição de classe mais respeitada e ouvida de nosso país. Muito obrigado a todos vocês que compõem as comissões desta subseção.


Às Advogadas, avós, mães, jovens, deixo aqui meu apreço e admiração. Nós sabemos que o trabalho é dobrado, sabemos que ainda há muitas barreiras a serem enfrentadas e superadas e temos total convicção que juntos podemos avançar muito mais nessa luta, tenho em minha diretoria três grandes mulheres, três grandes advogadas que me inspiram e me estimulam.


E por fim, quero me dirigir aos jovens. Jovens advogados que são a inspiração e a força da nova advocacia, são vocês que trazem a transformação, o dinamismo e a inovação que refrescam os ares da advocacia, que arejam nossa profissão com a força da sua juventude. São vocês que construirão a nova Ordem dos Advogados e é importante que estejam totalmente cientes desta grande responsabilidade, porque a nossa, daqueles cuja OAB tem ainda 4 ou 5 dígitos, é entendê-los, ouvi-los e, assim fazendo, tentar mostrar os melhores caminhos, mas o destino e o resultado de sua vida dentro da Ordem são vocês quem determinarão e é para ajudá-los nessa caminhada que eu digo sem nenhum receio: contem comigo, com os diretores que estão comigo, em especial o Fernando e o Diego para caminhar ao seu lado. Saibam que não será fácil, mas o caminho da virtude é sempre mais estreito e mais difícil que o caminho do vício ou do fracasso.


Eu acredito em cada um de vocês, meus colegas advogados e advogadas. Eu espero que cada um de vocês esteja ao meu lado e ao lado da minha diretoria e conselho nesses 3 anos. Vamos seguir juntos, fortalecidos pelas nossas qualidades e nos amparando mutuamente nos momentos de dificuldade para construir mais um capítulo dessa bela história, merecedores da confiança que a sociedade deposita na Ordem dos Advogados do Brasil.


Minha gratidão a todos e todas e contem comigo sempre.”


VEJA QUEM SÃO OS CONSELHEIROS EMPOSSADOS

Angélica Oliveira Mazzaro Pinelli, Cassiana Lino Amaro, Deborah Francielle M. Polsaque Alves, Giselly Campelo Rodrigues, Izabella Ferreira Martins Militão, Maria Augusta Costa Takeuti, Mauricio Domingos, Natália Ferruzzi Lima, Roberta Peralto de Oliveira, Rodolfo Menengoti Gonçalves Ribeiro, Taiane Ramos Lento da Silva, Tiago Augusto de Macedo Binati, Vinícius Secafen Mingati, Vitor Ottoboni Pavan, Wilson Luiz De Assis Teixeira Junior, Ana Paula De Sá Pereira, Bruno Watermann dos Santos, Caroline Felix da Silva Siqueira, Cláudia Regina Voroniuk, Cristianne Ganem Kisner, Daniel da Silva Valadares, Hugo Daniel Sfasciotti Franco, Juliano Garbuggio, Lucas Nogueira Rodrigues da Silva, Marcus Geandré Nakano Ramiro, Nida Saleh Hatoum, Rafael Lima Yamao, Rafaela Fávaro Lopes, Raphael Farias Martins, Ronis José Silva.






























242 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page