Desde outubro do ano passado, quando a OAB lançou campanha, instituição recebeu cerca de 30 denúncias por mês
Em entrevista a veículos de comunicação, nesta terça-feira, o presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa, alerta para o golpe do falso advogado, que continua fazendo vítimas no Paraná.
Um total de 237 denúncias foram registradas pela OAB Paraná desde outubro do ano passado, quando a instituição iniciou uma campanha para orientar a sociedade e a advocacia sobre esse tipo de golpe. Foram quase 30 registros por mês.
“Estamos reforçando esta campanha, alertando aos advogados e à sociedade. Antes de fazer qualquer pagamento, o cliente contatado por telefone ou outros meios deve entrar em contato com o escritório para confirmar a procedência, de preferência pessoalmente ou pelo telefone fixo do escritório”, destaca o presidente da OAB.
Também, é fundamental que os escritórios adotem ações preventivas, como informar aos clientes essa prática e formalizar esse tipo de interação apenas presencial ou por telefones fixos, por exemplo.
Outa dica: se o golpe ou tentativa ocorrer, formalize a denúncia. Por se tratar de crime que depende de representação criminal, a recomendação é a de que, além de registrar a ocorrência, os advogados e os clientes vítimas de golpe compareçam à delegacia para a representação, apresentando os comprovantes de pagamento e demais provas da materialidade do golpe.
A OAB Paraná mantém um canal para denúncias no site da seccional:
https://denuncia.oabpr.org.br/
https://maringapost.com.br/cidade/2023/05/15/golpe-do-falso-advogado-faz-quase-240-vitimas-no-parana-oab-maringa-reforca-alerta/#.ZGKctnbMLIU
Comments