top of page
Buscar

Câmara entrega Brasão do Município à OAB Maringá e títulos do Mérito Comunitário à diretoria

Atualizado: 5 de ago. de 2023



A OAB Maringá foi homenageada nesta quinta-feira, 03/08, pela Câmara Municipal de Maringá, com o Brasão do Município, e os integrantes da diretoria (presidente Eder Fabrilo Rosa, vice-presidente Simone Meister, tesoureiro Pedro Henrique Souza, secretária-geral Liana Carla dos Santos, secretária-geral adjunta Marice Taques), com títulos do Mérito Comunitário.


Em suas falas, os vereadores autores da proposição, Alex Chaves e Mário Verri, enalteceram a trajetória da subseção, que, ao longo de seus 65 anos de história, tem contribuído para o desenvolvimento da cidade e atuado em favor da coletividade.


Atualmente, por exemplo, citou o vereador Alex Chaves, a OAB está presente em todos os conselhos municipais e outros órgãos, além de participação em todas as principais discussões da nossa cidade. “A OAB é parte da história e uma das mais combativas e presentes dentre as entidades”, acrescenta Mário Verri.


Em seu discurso, o presidente Eder Fabrilo Rosa falou sobre a importância da OAB, não somente para a advocacia, mas para toda a sociedade.


“A luta da OAB é a luta de toda a sociedade. Muitas vezes, a sociedade enxerga a OAB como uma entidade de classe que defende os seus. Sim, como toda entidade de classe, a OAB defende os seus. Só que a luta da OAB é a luta da sociedade, porque quando existe uma violação de prerrogativa de um advogado, quem sofre é a sociedade, que tem ali um precedente de violação ao direito constitucional de ampla defesa e de acesso ao devido processo legal.”


Sobre a atuação e a dimensão da OAB Maringá atualmente, o presidente Eder Fabrilo Rosa destacou: “Somos hoje 7 mil advogados, com mais de 10% participando ativamente das comissões da OAB Maringá, somos uma subseção paradigma no Estado do Paraná. Aqui temos muitos projetos-piloto que a Seccional, em Curitiba, replica para outras subseções. Somos exemplo e referência em gestão. Nosso Baile do Rubi é prestigiado por todo o estado, nosso Conjuri se tornou o maior evento para acadêmicos de Direito do país, e esse ano será aberto pelo professor Leandro Karnal”.


“Nossa sede teve, no último ano, mais de 500 eventos e palestras, sendo realizada a média impressionante de mais de dois eventos por dia. Dezenas de milhares de pessoas frequentaram a sede da OAB durante o último ano. Eventos que foram feitos não somente para advogados, mas para a sociedade maringaense, como é o caso da Semana da Advocacia Participativa, Semana do Trânsito, eventos da prefeitura que aconteceram em nossa sede, entre tantos outros.”


Eder acrescenta ainda que a instituição possui “mais de 50 comissões que trabalham em favor da advocacia e da sociedade, e ocupamos assento em mais de 40 conselhos municipais. Esta é a OAB que hoje é homenageada por esta Câmara, esta é a instituição plural, acolhedora, diversa e inclusiva que tenho a honra de presidir. Em nome da advocacia maringaense”.




8 visualizações0 comentário

Kommentit


bottom of page