top of page
Buscar

Alerta da OAB Maringá: Crescimento dos Golpes do Falso Advogado




A OAB Maringá alerta à advocacia e à sociedade sobre o aumento significativo do golpe do falso advogado na cidade, na região e em todo o estado do Paraná. Golpistas estão utilizando indevidamente os nomes de advogados e escritórios de advocacia para enganar clientes.


De acordo com um levantamento da OAB Paraná, até março de 2024 a seccional recebeu 115 denúncias, o que representa uma média de uma denúncia por dia no primeiro quadrimestre do ano. Entre 2022 e 2024, foram contabilizadas 570 denúncias desse tipo de crime.


"Esse tipo de golpe tem crescido não só em Maringá, mas em todo o Paraná. O modus operandi dos golpistas envolve a abordagem de cidadãos com processos judiciais em andamento. Eles alegam a necessidade de um depósito prévio para a liberação de valores supostamente ganhos em ações judiciais, enganando as vítimas e causando prejuízos financeiros", explica o presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa.


Segundo o presidente, a orientação da OAB é para que os advogados que forem vítimas dessas tentativas de golpe, além de registrarem boletim de ocorrência, informem à OAB Paraná por meio de um canal criado exclusivamente para essa finalidade (denuncie.oabpr.org.br), para que providências possam ser tomadas. Ele lembra que a instituição tem municiado permanentemente a Polícia Civil do Paraná, que inclusive já realizou operações contra esses criminosos.


Orientações


A OAB Paraná e a OAB Maringá reforçam ainda para que todas as partes envolvidas em processos judiciais entrem em contato diretamente com seus advogados antes de realizar qualquer pagamento ou depósito. Ele lembra que, normalmente, advogados não pedem valores via WhatsApp ou outros meios antecipadamente para dar prosseguimento a ações judiciais.


Importância da Vigilância


É fundamental que todos se mantenham vigilantes e informados sobre essas práticas fraudulentas. A cooperação entre a sociedade, os advogados e as autoridades é fundamental para combater esses golpes e garantir a segurança de todos. A conscientização e a rápida comunicação com as autoridades competentes podem prevenir prejuízos e assegurar que os responsáveis sejam punidos.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page