Buscar
  • Comunicação OAB Maringá

A OAB Maringá convida voluntários a assistir mulheres em situação de violência

Atualizado: Jul 9




A Comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero (Cevige) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Maringá, convida advogados voluntários a integrar o grupo e prestar atendimentos com orientações e acompanhamentos gratuitos para mulheres em situação de violência doméstica.


Conforme explica a presidente da comissão, Beatriz Ady Fiorini Monteschio, a falta de informações de seus direitos e a violência institucional é um tema que preocupa a OAB, tendo em vista que muitos direitos são violados no momento do registro da ocorrência.


“Os agressores contam com a possibilidade de assistência jurídica gratuita através da defensoria pública e advogados dativos, enquanto que a mulher, por um longo período processual, passa sem acompanhamento e muitas das vezes sem saber qual o próximo passo, como o processo funciona e quais órgãos da rede de atendimento ela poderá procurar.”


ACOMPANHAMENTO GRATUITO


Desta forma, a comissão atua visando o enfrentamento à revitimização que a mulher passa com a violência institucional. “Importante ressaltar que as orientações e acompanhamentos são realizados de forma totalmente gratuita, sendo vedado que o advogado que a atendeu atue em qualquer causa da assistida”, aponta.


A presidente da comissão adianta ainda que “é vedado inclusive a indicação de qualquer outro advogado, sendo orientado a indicar somente os serviços gratuitos para os demais processos necessários, como defensoria pública, as universidades que atuam gratuitamente e o Núcleo Maria da Penha”.


“Em casos em que a pessoa possa pagar um advogado, a mesma deve procurar um de sua confiança. Assim, a fim de se evitar qualquer atuação em benefício próprio, o advogado deverá assinar um termo de compromisso ao realizar o atendimento”, explica a advogada Beatriz Ady Fiorini Monteschio.


Todos os advogados que se voluntariarem deverão passar por um curso de capacitação e participar das reuniões da comissão a fim de promover uma qualificação no atendimento.


“Nossa finalidade é única e exclusivamente proteger a mulher, fornecendo a assistência necessária para a realização de sua plena defesa, uma importante contribuição da OAB em favor da vida”, finaliza.

12 visualizações
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
SUBSEÇÃO MARINGÁ

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira,  970

Zona 2

Maringá, Paraná, Brasil


+55 44 3309 8901​​

oab@oabmaringa.com.br

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

© 2019 por OAB Maringá. Todos os direitos reservados.